EMPREENDER UTILIZANDO OPEN DATA
A ideia de ter um dado disponibilizado para que uma pessoa possa publicar, redistribuir e reutilizar assusta porque tudo hoje tem direitos autorais. Porém, há uma lei que regulamenta isso, então podemos ficar tranquilos.
Segundo a Lei Federal nº 12.527/2011: qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de justificativa pode requerer informações de entidades e órgãos públicos. Se associarmos isso a dados temos a divulgação dos mesmos e se nos aprofundarmos neles estão surgindo várias tecnologias e práticas que constitui essa transparência. Sendo assim, nesse mundo é possível criar novos modelos de negócios, estimulando o empreendedorismo e o crescimento econômico nas cidades inteligentes.
O mundo tem ganhado com isso, tendo como principais fontes de dados abertos: ciência, governo e empresas privadas. Tecnologias e práticas de transparência permitem colaborar no aumento do conceito de transparência dos dados, como: crowdsourcing (modelo de criação e/ou produção, que conta com a mão-de-obra e conhecimento coletivo) mashups (prática de publicar informações com a intenção de que elas possam ser aproveitadas por desenvolvedores) e hacks (ações de pessoas que obtém dados públicos com o objetivo de usar as informações obtidas para gerar algum valor).
Dados abertos tem uma grande importância na web, contudo na construção da Web do futuro tem-se um grande potencial para ajudar a resolver problemas econômicos, sociais e de gestão em diversos setores com dados abertos.
Imagine a facilidade de ter acesso a qualquer informação livre, agora imagine a quantidade de informação livre sendo disponibilizada para acesso por dia, e por fim como compilar essa imensidão de dados disponibilizados na rede. Normalmente não pensamos na parte oculta, só no que nos convém.
O processo de divulgação dos dados juntamente com a tecnologia tem aumentado. Hoje é utilizado até QR code para divulgação de dados, então mais uma prova que a área de TI tem contribuído muito para os avanços.
Uma área que tem se destacado no mercado é a pesquisa, onde pesquisadores tem acesso a dados abertos de forma paralela e com isso facilitado sua vida na área a qual escolheu para obtenção de resultados com trabalho em conjunto. Economiza-se tempo e dinheiro.
Nesse caso, temos o experimento divulgado em alguma ferramenta de dado aberto (exemplo: git) o avanço do mesmo quando se trata de trabalho em conjunto influencia no aumento do outro, é uma escada, cada degrau tem o auxílio de um Open Data.
Um outro exemplo seria em uma empresa, atualmente tem-se dados abertos como: serviços, prazos e custos de cada projeto para clientes, como orientação de uma nova empresa na tomada de decisões futuras ou até mesmo para competitividade de ambas no mercado.
A liberação de dados completos é importante para permitir a produção de análises complexas de dados (exemplo: metadados) com o cruzamento de dados de várias fontes de dados. Seu formato deve ser em texto com marcadores de separação de campo, planilhas ou outros formatos de arquivo documentados e que esses não exijam licença ou software específico para acesso ou leitura.
O conceito de acesso aberto a dados científicos foi estabelecido a muito tempo atrás tendo como sistema Centro Mundial de Dados, em 1957. Evolução a qual manteve-se até hoje. A diferença que temos: uma divulgação mais rápida e desenvolvida para vários tipos de tecnologias, um mercado mais competitivo na área de inovação da distribuição desse dado e diversas ferramentas e área para se trabalhar.
Em 2004, os Ministros da Ciência de todas as nações da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) assinaram uma declaração que afirma que todos os dados de arquivos com financiamento público devem ser disponibilizados ao público.
Esses dados são excelentes formas de divulgação para o governo, o cidadão e ótimos recursos para quem quer empreender, estimular a inovação, promover participação da população, criar mais serviços para população e empresas parceiras que oferecem serviços, maior crescimento econômico no que diz respeito a atuação dessas empresas e melhora a administração da sociedade.
Temos exemplo do Centro Mundial de Dados (World Data System, www.icsu-wds.org).
Comentários
Postar um comentário