Os Benefícios de Dados Abertos para uma Nação
Semelhante a outras commodities globais, dados têm um grande potencial para prover benefícios. Atualmente dados estão sendo referidos como o "novo petróleo", e de fato, ambos dados e petróleo têm seus valores intrínseco, mas só quando "refinados" conseguem trazer a tona todo seu potencial. Os governos são uma fonte inesgotável de dados e disponibilizando esse dados para ser reutilizados é uma forma de explorar esse seu potencial.
Abaixo iremos mostrar alguns benefícios que o uso de Dados Abertos podem trazer para um governo e seus cidadãos.
- Transparência: O uso de Dados Abertos suporta o monitoramento publico do governo e ajuda a reduzir a corrupção, permitindo maior transparência. Por exemplo,a transparência facilita o monitoramento das atividades do governo, como o rastreamento de gastos e impactos do orçamento público. Ela também incentiva uma maior participação dos cidadãos nos assuntos governamentais e apoia as sociedades democráticas, fornecendo informações sobre procedimentos de votação, locais e questões de votação.
- Melhoria do serviço publico: Dados Abertos fornecem aos cidadãos as ferramentas necessárias para envolver-se com seus governos e poder contribuir para a melhoria dos seus serviços públicos. Por exemplo, os cidadãos podem contribuir com o planejamento público ou fornecer feedback aos ministérios do governo sobre a qualidade do serviço.
- Inovação e crescimento econômico: Os dados públicos e sua reutilização são recursos essenciais para a inovação social e o crescimento econômico. Empresas e empreendedores podem fazer uso dos Dados Abertos para entender melhor os mercados em potencial e criar novos produtos orientados a dados.
- Eficiência: Dados Abertos tornam mais fácil e menos custoso para ministérios do governo descobrir e acessar seus próprios dados ou dados de outros ministérios, o que reduz os custos de aquisição, redundância e custos indiretos. Também permite que os cidadãos possam alertar seus governos sobre falhas nos conjuntos de dados públicos e fornecer informações mais precisas.
Fonte: http://opendatatoolkit.worldbank.org/en/starting.html
Comentários
Postar um comentário