Operação Serenata de Amor

Fonte: Wikipédia

A Operação Serenata de Amor é um projeto que tem o objetivo de fiscalizar gastos públicos e compartilhar as informações de forma acessível a qualquer pessoa, pra alcançar esse objetivo eles criaram então a Rosie uma inteligência artificial capaz de identificar possíveis gastos irregulares.

A Rosie foca em fiscalizar os reembolsos efetuados pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) – verba que custeia alimentação, transporte, hospedagem e até despesas com cultura e assinaturas de TV dos parlamentares.

Fonte: Serenata de Amor


Nem todos os gastos identificados como suspeitos pela Rosie são ilegais ou fraudulentos, mas alguns casos foram confirmados pela Câmara e os parlamentares envolvidos foram obrigados a devolver o dinheiro que foi utilizado de forma irregular. O primeiro caso de devolução foi do deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) que teve que devolver R$ 727,78, referentes a 13 refeições feitas no mesmo dia. Na época do acontecimento a G1 e o EL PAÍS liberou uma noticia falando sobre esse caso e alguns outros detectado pela Rosie.

Até o momento da publicação desse poste a Rosie identificou 8.276 gastos suspeitos de 735 deputados diferentes, somando um total de R$ 3,6 milhões em possíveis gastos ilegais do dinheiro público.

A Operação Serenata de Amor também criou o Jarbas, um site onde apresenta todos os gastos relatados pelos parlamentares, inclusive os identificados como suspeitos pela Rosie. O site trás esses gastos de maneira simples e direta, então se você estive curioso sobre os gastos dos parlamentares do seu estado pode ir lá que você vai encontrar bem fácil.

E pra finalizar, para aqueles que gostaram do trabalho da Rosie e gostaria de de acompanha-lá de perto siga-a em seu Twitter que cada novo gasto suspeito identificado é postado lá. E para aqueles que gostaram da causa e querem apoia a Operação Serenata de Amor, Clique Aqui. Por último, pra quem quer ir mais a fundo, vocês pode acessar o GitHub do Serenata de Amor e brincar com a Rosie.


Fontes:
Site Oficial Serenata
Wikipédia 
EL PAÍS
G1 
 

Comentários

Postagens mais visitadas