Dados Abertos, certo ou errado?
Olá, iremos mostra argumentos a favor e contra os dados abertos. Logo vemos que os dados abertos implicar em um limite, e é sobre isto que vamos discutir; pois as informações transmitida de forma errada poder transforma a vida de uma pessoa.
- Os dados gerados são de propriedade do 'ser humano'. Alguns exemplos: genomas, dados sobre organismos, ciência médica, dados ambientais, sistemas marítimos e todos aqueles que estão protegidos por diversas convenções internacionais, tais como os OECD Principles and Guidelines for Access to Research Data from Public Funding publicado em 2007.
- O dinheiro público foi usado para financiar o trabalho e por isso deve ser universalmente disponível.
- Os fatos (dados) originais não podem ser legalmente protegidos por direitos de autor.
- Os dados são necessários para uma boa execução das atividades humanas, ou seja para melhorar o desenvolvimento socioeconômico dos cidadãos.
Para que se tenha uma boa pesquisa científica, a taxa de descoberta seja acelerada por uma melhor informação é necessário o acesso aos dados abertos.
Quais seriam então os malefícios, ou seja, os argumentos contrários aos dados abertos?
- O uso eficiente do dinheiro dos publico: se os fundos públicos são utilizados para agregar os dados e se os dados irão trazer benefícios comerciais (privados) para apenas um pequeno número de usuários, os usuários devem reembolsar os governos pelo custo de fornecer os dados.
- O dinheiro obtido pela publicação de dados de organizações sem fins lucrativos.
- A privacidade pode exigir que o acesso aos dados sejam limitadas a usuários específicos ou a subconjuntos dos dados.
- O “Free Rider”, consiste na oferta de serviços gratuitos para incentivo na área o que será um feito à inovação.
Fonte:
Comentários
Postar um comentário